Um cargueiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o seu primeiro pouso em um aeroporto de elevada altitude, ao chegar na cidade de Jauja (Peru), localizada 3,3 mil metros acima do nível do mar.
O pouso foi realizado durante o Exercício Cooperación IX, no último dia 11 de maio. Coordenado pela Força Aérea do Peru (FAP), reúne entre os dias 8 e 19 deste mês as forças aéreas de 12 países americanos, com o objetivo de treinar a integração em cenários de catástrofes naturais, como terremotos e furacões.
+ Velho Barreiro lança cachaça de 180 mil dólares; a mais cara do mundo
+ Deborah Albuquerque é criticada por excesso de edição em foto: “Grades tortas”
+ Conheça Maitê, eleita a dona da ‘pepeka’ mais bonita do Brasil
De acordo com a FAB, as elevações que margeiam a cidade, o ar rarefeito (que pode afetar a potência do motor, velocidades de aproximação e a capacidade de frenagem da aeronave), bem como a ausência de auxílios à navegação aérea na localidade, demandaram uma análise criteriosa das capacidades de performance da aeronave.
Foram realizadas, ainda, as avaliações de performance e meteorologia para disponibilizar a máxima capacidade de carga e passageiros a serem transportados.